quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sobre frustrações, perdas e aprendizado

Essa semana tem sido de reflexões para mim. Se por um lado tive vitórias, também tive frustrações importantes. Isso me levou a refletir um pouco sobre a natureza das frustrações e como elas influenciam a nossa vida. Antes que me xinguem, não estou pensando em tentar carreira nas humanidades, só venho aqui dar um pitaco.

Acho que não preciso dizer que cada pessoa reage às agruras da vida de forma distinta. Perdas fazem parte da vida de todos e a forma com a qual lidamos com elas é intrínseco de cada um. Recentemente perdi minha mãe e essa semana um tio meu também se foi. Fatos assim nos mostram como a vida é efêmera e frágil. Nos fazem pensar o quanto nossos planos são pequenos diante das contigências da vida e que não estamos totalmente no controle.

Não é fácil para ninguém se ver “sozinho” no mundo, mas eventualmente passamos por isso. Estou nessa situação atualmente e não é fácil, ainda mais quando sentimos que certas pessoas nos abandonam. O que resta é abstrair e tentar seguir em frente. Um dia após o outro, é o que deve nos impelir. As frustrações da vida nos ensinam a ter calma, paciência e tolerância. São coisas das quais eventualmente precisaremos e o quanto antes aprendermos melhor. Infelizmente, nem todos conseguem compreender o quanto podemos nos fragilizar diante de situações assim. Muitas vezes as pessoas ao nosso redor, e frequentemente são aquelas que mais tem importância, não compreendem as situações e não tem a paciência que precisaríamos naquele momento.

É claro, não só de reveses caminha a vida. Cabe a cada um saber maximizar as alegrias das coisas boas e aprender com as coisas ruins. Valorizar as pessoas que estão ao seu lado e desapegar daquelas que te abandonam. Por mais difícil que isso às vezes seja.

P.S.: Essa foi a última postagem “emo”, prometo

Um comentário:

  1. Lindo texto, profundo, reflexivo e... ácido? Às vezes me pego pensando nesta mente aguçada, complexa e dotada de uma inteligência peculiar, realmente me impressionava, sempre falo de ti como uma das pessoas mais inteligentes que conheci.. Quisera ter sido seu ombro amigo, mas me tranquilizo sabendo que ombros amigos não lhe faltarão, e se as frustrações da vida são capazes de te causarem mudanças, saiba que vc tbém modifica a vida das pessoas que toca, de uma maneira profunda e irreversível, para o bem ou para o mal. Esse é o sentido da vida pra mim, modificar e ser modificado.. é assim que as coisas são e sempre serão...

    ResponderExcluir