sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sexta Rock #20 Rock Nacional - Engenheiros do Hawaii

Olá formas de vida baseadas em carbono

Durante alguns anos eu venho percebendo a deterioração do Rock Nacional e para mim que aprendi a gostar de rock ouvindo bandas locais isso é muito triste. Nas décadas de 80 e 90 tivemos bandas que fizeram canções bastante comprometidas e com ótimos arranjos e letras. Tínhamos compositores ótimos. Já hoje, o que vemos é bandas que se atrevem a denominarem-se bandas de rock com letras inexpressivas e completamente sem conteúdo que visam única e exclusivamente impressionar meninas sem qualquer senso musical ou meninos afeminados, vai saber. Essa série de posts visa resgatar um pouco a memória (principalmente a minha própria) dos dias nos quais o rock nacional, se não tinha uma esmagadora qualidade técnica, ao menos possuía letras com conteúdo e bem feitas.

A banda que eu escolhi para esse post não poderia ser outra senão os Engenheiros do Hawaii. Não é segredo para ninguém que eu sou fã dessa banda, em especial da formação GLM. Até onde me lembro foi a primeira banda com a qual eu tive contato, e graças a ela eu não entrei no caminho das drogas de gêneros musicais desagradáveis como axé, pagode, ou sertanejo. Agredeço ao meu irmão por ter bom senso e gostar de rock.
As músicas que eu selecionei são algumas das minhas preferidas. Obviamente não esgotarei minhas opções nesse momento, provavelmente ainda teremos Engenheiros por aqui

1. Dom Quixote
Adoro essa música. Uma letra muito interessante, que busca referências na grande obra de Cervantes, Dom Quixote de La Mancha. Na minha opinião, uma das mais emblemáticas letras da banda.



2. 3X4
Essa música me marcou bastante, em uma das melhores épocas da minha vida. Mesmo hoje, eu gosto muito de ouví-la. Mostra que é possível falar de amor com conteúdo, que sirva de lição pros "músicos" de hoje.



3. Simples de Coração
Música do álbum de mesmo nome, pra mim uma das letras mais bacanas. O álbum todo é na minha opinião o mais elaborado tecnicamente, com arranjos bem legais, essa é a minha preferida.



4. A Conquista do Espelho + Problemas... Sempre Existiram
Das antigas, a melhor fase dos Engenheiros. Me surpreendo como o Humberto consegue utilizar as figuras de linguem nas suas letras. Aliterações são apenas um dos exemplos que encontramos aqui. A segunda música é bem sugestiva com o atual momento da música nacional.



5. Faz Parte
O disco Minuano é um dos menos lembrados da discografia, o que acho injusto. Gosto muito das músicas desse album, da variação interessante das músicas presentes. "Faz Parte" é uma das minhas prediletas desse cd.



Sei que minhas postagens estão raras e escassas. Vou tentar postar com maior frequencia.
Por hoje é só pessoas
Que o satélite lhe seja leve!

Um comentário:

  1. Depois de ler esse post, minha alma musical começa a ser salva :P

    ResponderExcluir