terça-feira, 7 de setembro de 2010

Copa do Mundo 2010 - pós-análise V


Pleno feriado de sete de setembro e eu aqui escrevendo para as paredes para meus leitores, deve ter alguma coisa errada...
Mas enfim, continuando minha despretenciosa análise da Copa do Mundo, falaremos hoje sobre o grupo E, o grupo da Holanda. Vamos lá!

Como algumas pessoas reclamaram da minha seleção de imagens no último post, resolvi homenagear as torcidas dos países do grupo. Vamos ver se melhora dessa vez. =P

Holanda


A seleção holandesa sempre teve a tradição de montar equipes muito fortes, as melhores da Europa em várias ocasiões. O Carrossel Holandês de Cruyff, na década de 70 e a seleção de 1994 (que tive o prazer de ver jogar) com Bergkamp e os irmãos Frank e Ronald de Boer são dois exemplos. Contudo, a mais habilidosa seleção de todos os tempos da Holanda provavelmente foi a da década de 80, que contava com um time de craques como Ruud Gullit, Frank Rijkaard, Ronald Koeman e Marco van Basten. A Holanda de 2010 tem tudo para ser lembrada nessa galeria, tanto por ser uma seleção cheia de craques como Sneijder, Robben, Kuyt e van Persie, como pelo fato de ter falhado novamente em ser campeã do mundo. Esse era o ano da Holanda, afinal pegou na final outra seleção sabidamente amarelona azarada, a Espanha. Uma delas teria que ser campeã dessa vez, acabou dando os espanhóis. Apesar disso, a Holanda saí com moral, tendo eliminado o Brasil (não que isso tenha sido uma grande façanha).

Dinamarca



Definitivamente a Dinamarca não vive seu melhor momento. Sem nenhum grande jogador de referência e com pouco destaque técnico, a seleção dinamarquesa pouco tem de semelhante com as seleções do passado que se destacaram como a de 86 (a famosa Dinamáquica) e a de 98, derrotada pelo Brasil. Em 2010 isso ficou bem claro com uma precoce eliminaçãona primeira fase. A Dinamarca precisa de uma boa reestruturação caso queira voltar a figurar entre as seleções de algum destaque.

Japão



Tenho que admitir que não colocava muita fé no Japão, mas eles tiveram uma boa participação na Copa da África. Conseguiram uma boa qualificação em um grupo nivelado (por baixo é verdade), excetuando-se a Holanda que se sobressaía um pouco em relação às outras. Provavelmente a mais forte seleção asiática, venceu os confrontos contra Camarões e Dinamarca e foi derrotada apenas pela Holanda. Já nas oitavas de final foi eliminada nos penalties pela seleção Paraguaia. Destaque para o jovem Takashi Honda, do CSKA, que fez ótima Copa e que tem tudo para despontar nos próximos anos.

Camarões



Junte alguns bons jogadores, nada muito espetacular. Alie isso com vários jogadores buchas e a ausência total de comando técnico, e você terá um simulacro da seleção de camarões. A seleção camoronesa decepcionou, e foi eliminada na primeira fase, sendo derrotada nas três partidas, com cinco gols sofridos e dois feitos. É muito pouco. Os crustáceos decápodas camaroneses não podem depender exclusivamente de Samuel Eto'o que, convenhamos, não rende na seleção o que rendia no Barcelona ou mesmo o que rende agora na Inter.

2 comentários:

  1. UHAUhauhAUauhUH não era isso que eu queria... faltaram alguns homens aí xD

    ResponderExcluir
  2. Faltaraam mtoos homeens aí! AUSHAUSHASUHASUHASU.. podia ter deixado como tava (Y) haha

    ResponderExcluir