segunda-feira, 9 de maio de 2011

Eu vi: Thor

thor-movie-poster-1-1 Assisti na última quinta-feira Thor, filme que conta a história do Deus nórdico do trovão, personagem clássico da Marvel. Eu, como bom nerd que sou, acompanhei o filme com uma visão já preconcebida do personagem, e posso afirmar: Thor é um filme foda.  Pretendo nessa pequena crítica abordar um pouco dos pontos que, a meu ver, são pontos fortes e fracos.

Pontos forte

História simples:

A história do filme é simples. Thor, new_thor[2] príncipe de Asgard, filho primogênito de Odin, deus do trovão. Ser tudo isso deixou o rapaz um pouco arrogante e cheio de si. Para ensiná-lo a ser mais humilde, Odin – Pai de todos o bane para a Terra.  O roteiro fica na medida, nada tão complexo que pessoas que não conhecem o personagem deixem de entender e nem muito raso.

Boas atuações:

Praticamente todos os atores e atrizes tem boas atuações, méritos do bom diretor Kenneth Branagh. Anthony Hopkins é Odin, o papel lhe cai perfeitamente. Tom Hiddleston, além de ser muito parecido fisicamente com Loki, o interpreta muito bem, a gente chega até a simpatizar com ele, como convém ao deus da trapaça. Jaimie Alexander como Lady Sif, maravilhosa (eu casava com essa mulher).

JaimieAlexander-LadySif

Cenas de ação na medida certa:

Quem não está habituado com o Universo Marvel, imagesCALKYIXT não conhece o nível de poder do Thor. É difícil encontrar outro personagem que posso fazer frente a ele, e é mais ou menos isso que observamos no filme. Enquanto os guerreiros de Asgard suavam para derrotar os gigantes de gelo e sofriam para sobreviver ante ao Destruidor,  o deus do trovão acabou facilmente com todos os gigantes destruindo todo o local inclusive e destrói totalmente o Destruidor. Thor destrói a bifrost! O cara é foda.

Asgard:

Asgard, lar dos deuses nórdicos está muito bem representada. Os efeitos digitais estão bons, o figurino na medida certa. A Ponte-do-Arco-Íris ficou muito boa, sem parecer um monumento ao orgulho gay (nada contra). Quisera Odin que o filme todo se passasse lá.

Asgard-in-the-movie-Thor

Referências nerds:

Referências nerds são praticamente obrigatórias em um filme de quadrinhos. E no filme do Thor temos algumas bastante interessantes. Sem sombra de dúvidas, a mais interessante é a presença de Clint Barton, o Gavião Arqueiro, muito embora sua participação seja mínima. As referências ao Doutor Bruce Banner e a Donald Blake também são bem interessantes. Mas foi a cena pós-créditos (aquela que só nerds de verdade esperam pra ver) que foi a referência-mor. Não vou contar qual foi e obrigar as duas pessoas que lerem esse post a esperar no cinema até o fim dos créditos.

Pontos Fracos

Ritmo meio corrido:

Em alguns momentos o ritmo da história pareceu meio corrido. A conversão de Thor de um enorme babaca para um príncipe compassivo foi extremamente rápida. Não sei até que ponto isso é justifícavel pelo remorso dele pela perda do pai.

Falta de um desafio maior:

Thor é extremamente poderoso, eu já disse isso. Por esse motivo, é muito difícil encontrar um vilão que represente de fato um desafio a ele. (Surtur quem sabe)

Ausência de alguns personagens

Alguns personagens de Asgard deveriam ou poderiam estar presentes na película. O mais importante com certeza é Balder, 504866-balder atual governante de Asgard no quadrinhos e um personagem muito foda. Também gostaria de ter visto Encantor, mesmo que fosse apenas uma referência, sendo ela uma das mais antigas vilãs do personagem.

Em resumo, Thor é um ótimo filme, com uma história redonda e que cumpre bem seu papel. Uma boa introdução da Marvel ao vindouro filme dos Vingadores.

Nota: 8,5

Um comentário:

  1. fala dudu(rs, eu sei que vc não gosta de ser chamado assim!!) cara, adorei o seu blog, muito bom, gostei do post do filme do thor, realmente vc conhece, e muito esses personagens, eu ainda não vi o filme, mas gostaria de ver o loki, irmão do thor, e deus da mentira....sempre adorei mais os viloes do que os herois!!! rsrs apenas por uma questão meio machista(tipo: vilão não usa a cueca do lado contrario como o super man,ou vilão se suja, é derrotado, não é como um garoto tipo piter parker,rsrs)mas enfim, um forte abraço a vc!! e continue assim!!!
    mauricio alaor marcondes.....gibi tattooist

    ResponderExcluir