quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Eu li: A Batalha do Apocalipse

a-batalha-do-apocalipse

Recentemente tive a satisfação de adquirir uma nova obra para meu acervo, A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr. Gosto de livros ficcionais e fantásticos, e uma vez que ouvi coisas muito boas sobre esse em especial não pude deixar de conferir. E antes de mais nada posso dizer que Eduardo Spohr concebeu um ótimo livro. A Batalha do Apocalipse, longe de ser um livro com uma temática inédita, é uma obra que fala muito bem sobre um assunto que já foi extensivamente falado em outras mídias e mesmo em livros – a relação de anjos e humanos.

O personagem principal da trama, Ablon – um querubim exilado, é um herói clássico. Forte, passa por diversas situações de perigo até chegar à sua batalha final e lutar com seu verdadeiro inimigo, que acaba nem sendo Lúcifer, o Portador da Luz. A personagem feminina principal da trama, Shamira, acaba tento uma relevância muito grande, talvez até maior do que a do próprio Ablon, fugindo um pouco do esteriótipo “mocinha em perigo” costumeiro. Além disso, temos uma ampla gama de personagens secundário que são muito bem descritos. Não vemos aqueles personagens que só servem pra “tapar buraco” na história (a palavra estória é tosca e eu me recuso a utilizá-la). Praticamente todos tem uma relevância e perfis psicológicos distintos.

Um dos grandes méritos da escrita do Eduardo é que suas descrições são precisas na medida certa. A leitura das descrições dos cenários, localidades, é fluente, não chega a ser maçante. Nesse ponto, podemos fazer um contraponto (guardando as devidas proporções é claro) aos livros de Tolkien, que possuem descrições extensas, quase maçantes para a maioria dos leitores. Prefiro isso à escrita infantilizada de O Hobbit, mas a maioria dos leitores se cansa rápido. Nesse ponto, A Batalha do Apocalipse é uma boa pedida. Descreve bem e não cansa. Outro ponto forte é o roteiro. Muitos livros trazem histórias que são quase em sua plenitude, previsíveis. A Batalha do Apocalipse possui partes “previsíveis”? É claro, afinal todo roteiro tem sua evolução natural. Mas existem coisas, fragmentos de história, que repercutem em momentos mais adiantados, quando menos o leitor espera. E Eduardo Spohr faz isso muito bem.

Resumindo, A Batalha do Apocalipse é um ótimo livro, com uma história bem amarrada, um roteiro que nos surpreende, personagens bem elaborados e que prende o leitor. Leitura obrigatória para os nerds.

4 comentários:

  1. Carlitos!!
    Também li este livro e gostei bastante! Tenho umas criticas para uma das últimas batalhas, achei que foi muito rapidinha,...esperava mais dela...mas... um livro excelente! Agora estou lendo "A mão esquerda de Deus" do Paul Hoffman, por enquanto está bem legal, já ouviu falar deste livro?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ingrid, quanto tempo guria!!

    Então, eu estou de olho nesse livro, está na minha fila com certeza. Quanto as batalhas eu concordo com vc em partes, mas até entendo, dado o nível de poder dos caras. A alternativa seria esilo "Dragon Ball", 100 páginas em uma mesma luta ahsuahuhasau
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Nossa Du Não Li o Livro mas fiquei com muita vontade de adiciona-lo a minha galeria de livros alem de tema ser super encantador aos meus olhos (claro rsr), sua descrição trás uma nova analise sobre os fatos apresentados na historia ..Bem bacana .. sou obrigada a ler pela minha própria vontade rsrs

    ResponderExcluir