domingo, 2 de maio de 2010

Sexta Rock 10# Lendas do Rock #3 Deep Purple

Sim, eu sei, hoje é domingo. Por motivos de força maior fui incapaz de postar na sexta, mas não tem problema. Mesmo por que hoje ouviremos o mais puro Rock.

Se eu precisasse citar três bandas de rock mais influentes eu diria Led Zeppelin (já citados aqui), Black Sabbath (em breve) e Deep Purple. Uma das bandas com histórico mais conturbado da bela história do Rock, incluindo ascenção meteórica, fama, atrito entre componentes, diversas formações, pausas e recomeços, destruição de câmeras e guitarras, é também responsável por muitas jóias da música. De longe a melhor formação foi a que reuniu Ritchie Blackmore na guitarra (criador de riffs clássicos), Roger Glove com o baixo, Ian Paice na bateria, Jon Lord nos teclados, e Ian "Silver Voice" Gillian nos vocais

Smoke on the Water
Como não podia deixar de ser, a primeira música aqui é a lendária Smoke on the Water. O riff inicial dessa música é considerado por muitos, incluindo o autor desse blog, como o melhor riff de uma música de rock (logo de qualquer gênero musical). O que nem todos sabem, é que a letra dessa música é baseada em uma situação real pela qual a banda passou.



Black Night
Uma música que não cansa, pode-se ouví-la quantas vezes for. Com essa formação o Deep Purple chegou provavelmente o mais próximo possível da perfeição musical.



Highway Star
A história da composição dessa música é bem peculiar. Um jornalista teria perguntado a Blackmore como eles compunham as músicas. O guitarrista disse: "assim", pegou seu instrumento e começou um riff. Em seguida Ian improvisou o início da letra. Detalhe, isso dentro do ônibus da turnê.



Burn
Burn é uma música da terceira fase da banda, já sem Ian Gillian nos vocais. A voz fica a cargo de David Coverdale e de Glenn Hughes (também baixista). Bons vocalistas, música executada com competência.



Hush
Essa canção é um cover de uma música de Joe South. Foi um dos primeiros sucessos do Deep Purple, e assistindo o vídeo a gente entende porquê.



Por hoje é só crianças até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário