sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sexta Rock #11 Mesmas músicas, abordagens distintas #1

É comum no mundo do rock que bandas acabem gravando músicas que não são de sua autoria, seja pra prestar homenagem a algum medalhão, pra dar uma sonoridade diferente à música ou mesmo ao seu albúm ou até pra encher linguiça no cd. O que ocorre, é que em muitos casos a música se torna bem diferente da original, as vezes pra melhor, outras pra pior, ou simplesmente se torna diferente, transcende subgêneros. Essa "miscigenação musical" é bastante benéfica para o rock como um todo. Vou listar aqui três canções que tiveram sua proposta inicial modificada por outros, espero fazer uma análise razoavelmente isenta.


1. Help! (canção original - The Beatles)
Não há necessidade de apresentar os Beatles. O grupo de Liverpool influenciou e influencia gerações de roqueiros mundo afora. Na canção original eles criaram uma batida bastante interessante, com vocais muito legais (não sei por que, mas palavras amenas como "interessante" e "legal" combinam com eles).



Help! (versão Deep Purple)
Vídeo antigaço, com a primeira formação do Deep Purple. Eles na minha opinião fizeram uma versão mais pobre dessa música. Muito embora a parte técnica não deva em nada (talvez seja até mais pronunciada) parece faltar alguma coisa. Help! lentinha não combina.




2. High Hopes (versão original - Pink Floyd)
Essa música é um clássico do Pink Floyd, bem ao estilo deles, calma, reflexiva. Enfim, quem é fã da banda com certeza gosta dessa canção.



High Hopes (versão Nightwish)
Eu sou fão do Nightwish. E com essa formação (Tuomas Holopainen nos teclados; Marco Hietala no baixo e vocais; Emppu Vuorinen na guitarra, Jukka Nevalainen na batera e Tarja Turunen nos vocais) a banda chegou no ápice. Também é conhecida por fazer covers, principalmente nos shows (vocês ainda os verão aqui). Fãs xiitas do Pink Floyd vão chiar mas a versão essa versão de High Hopes, ficou bacaninha. Claro, é uma sonoridade completamente diferente, mas como diria o filósofo "cada um no seu quadrado". Não há como comparar rock progressivo com metal sinfônico.




3. Knockin' On Heaven's Door (versão original Bob Dylan)
Algumas pessoas não sabem, mas Knockin' On Heaven's Door não é uma canção original do Guns'N Roses. Ela é de autoria do mestre Dylan, e vcs podem assistir nesse link (maldito youtube, me impediu de incomporar aqui):
http://www.youtube.com/watch?v=eUaTBO_-k4A

Knockin' On Heaven's Door (versão Guns'N Roses)
Essa é um clássico dos covers. O Guns pegou uma música folk e a transformou em um hino clássico do Hard Rock.



Knockin' On Heaven's Door(versão Roger Waters)
Além de tocar no Pink Floyd, Waters teve uma interessante carreira solo. Esse trecho de Knockin' On Heaven's Door é uma amostra.




Já que estamos falando de covers, e de guns, que tal ouvirmos o mestre Silvio Santos cantando uma canção dessa banda? Até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário