segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Copa do Mundo 2010 - pós-análise IV


Depois de um século vamos continuar a cornetagem aqui. Quem sabe até a próxima copa eu termine essa análise...


Alemanha



Quando a Copa da Alemanha em 2006 terminou, eu fiquei bastante impressionado com o desempenho alemão, mesmo porque eu não esperava nada deles. Nessa última Copa, eu já comecei com boas expectativas em relação a essa seleção e não me decepcionei. Apesar dos pesares (como a escassez de goleiros e a contusão de Ballack), a seleção alemã conseguiu um ótimo resultado(uma terceira colocação), com uma seleção extremamente jovem e com grande futuro. A meu ver já vem ao Brasil como favoritos em 2014. Destaque para o asseio nasal do técnico Joachim Löw os jovens Özil, Müller e Khedira.

Austrália



Austrália, terra dos cangurus, mas definitivamente não a do futebol. Dá até dó de criticar os caras, afinal esse grupo já estava meio definido para Alemanha e Gana. Méritos a eles, que conseguiram qualificação para a Copa na menos fácil mais difícil eliminatória da Ásia, em comparação com a eliminatória da Oceania. Talvez tenhamos presenciado a última competição mundial de três bons jogadores, Tim Cahill, do Everton e Marco Bresciano do Palermo, ambos com 30 anos e Harry Kewell, do Galatasaray, com 31. Creio que dificilmente tenham fôlego para disputar a terceira copa de suas carreiras, isso se a Austrália se qualificar, obviamente.

Sérvia



A República da Sérvia disputou em 2010 sua primeira Copa do Mundo isoladamente. A ex-república iugoslava acabou terminando em último lugar no grupo, estranhamente fazendo o mais difícil (vencendo a Alemanha) e falhando no mais fácil (derrotar Austrália e Gana). Não consigo imaginar os sérvios assumindo um papel de destaque no cenário futebolístico, como um dia a Iugoslávia assumiu. Possuem bons nomes, é verdade, como Nemanja Vidic, um dos melhores zagueiros da atualidade, mas falta conjunto.

Gana



Gana cada vez mais se consolida como a melhor seleção do continente africano, prova disso é a excelente campanha nessa última Copa. Comandados pelos experientes e bons jogadores Muntari (Inter de Milão), Essien (Chelsea) e Gyan (Rennes), os esganados ganenses conseguiram chegar às quartas de final, derrotando os EUA nas oitavas. Foram parados apenas pelo Uruguai, em partida emocionante, com direito a pênalti no último lance (perdido) e disputa de penaltis.

Bem pessoas, por hoje é só.
Até a próxima!

5 comentários:

  1. Na próxima espero fotos mais... ousadas, ok?

    ResponderExcluir
  2. Mas os coalas estão super fotogênicos =D

    ResponderExcluir
  3. uasauhsauhs, nada de fotos ousadas. Só se for da Miss de cada país =P

    ResponderExcluir
  4. Miss não. Não quero mais, deixa assim :P

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das análises, que foram rápidas e objetivas.. Ahh concordo que as fotos deveriam ser mais ousadas.. Se precisar de ajuda para selecionar algumas estou à disposição hahahaha .. ;D

    ResponderExcluir