quinta-feira, 18 de março de 2010

Eu recomendo: O Silmarillion

Olá pessoas

Antes de mais nada, preciso dizer: Tolkien é um gênio!! De todas as obras dele que eu li, O Silmarillion é uma das melhores, junto com o Retorno do Rei. Mas do que trata o livro?



No princípio havia o vazio (que original). Eru Ilúvatar, o deus maior do universo de Tolkien criou em primeiro lugar os Ainur, seres poderosos (uma analogia a anjos). Foi de uma canção dos Ainur que Arda foi criada, e alguns deles foram até a terra recém criada preparar terreno para a chegada dos filhos de Ilúvatar, Elfos e Homens. O livro ainda fala das primeiras eras de Arda, antes da chegada dos elfos, a criação de Valinor, a guerra entre os Valar, a chegada dos elfos e sua estadia em Valinor e por aí vai. A maior parte da obra gira em torno das Silmarils, três gemas que continham a luz original de Valinor e que foram confeccionadas pelo mais habilidoso de todos os Elfos, Fëanor. As Silmarils são então roubadas por Melkor, o primeiro Senhor do Escuro da Terra Média, chamado por Fëanor como Morgoth. Os noldor partem então em busca das gemas para a terra-média e lá se estabilizam, juntamentemente com elfos que lá habitavam.
O mérito do livro talvez seja a facilidade com que o autor cria uma mitologia inteira com vários tipos diferentes de referência, como a religião católica (da qual Tolkien era fiel), a celta e até mesmo fatos pessoais. Vale a pena ler.
No final do livro, temos um relato resumido dos acontecimentos da terceira era da terra-média, da forja dos anéis do poder e da ascensão de Sauron (antigo subordinado de Morgoth). Boa pedida pra quem ainda não leu a Trilogia (ainda existe alguém nessas condições?) é esperar e ler primeiro os livros da dela. A menos que não se incomode em saber o final com detalhes rsrs.
Pra fechar esse post curto, vou deixar pra vocês uma música da fantástica Blind Guardian (Metal is The Law!!!) chamada The Curse of Fëanor. Essa música fala um pouco sobre a história do Quenta Silmarillion.
Enjoy!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário