quinta-feira, 4 de março de 2010

Eu recomendo: O Hobbit

Olá pessoas

Como prometido, vou postar uma pequena resenha, sobre O Hobbit. Se algum ser humano ainda não conhece a obra, vou explicar rapidamenteo que ela é. O Hobbit foi publicado em 1937, por J. R. R. Tolkien, alcançando grande sucesso. Vendeu e ainda hoje vende milhões de cópias em todo o mundo. É um marco da literatura moderna, e influencia milhões de pessoas no mundo.



Antes devo avisá-los que a partir daqui poderão se deparar com spoilers!!! Continue por sua conta e risco!!!!!

O Hobbit conta a história de um hobbit (nossa, que revelação), chamado Bilbo Bolseiro. Quem já leu a trilogia O Senhor dos Anéis (doravante denominada SdA)conhece nosso herói. A história se passa antes dos eventos narrados em SdA, e explica algumas coisas de sua trilogia irmã. Por exemplo, mostra como Bilbo tornou-se amigo de Gandalf e adquiriu alguns objetos incomuns a um hobbit, como uma espada élfica (que ele chamou de Ferroada) e o Um Anel, do Senhor do Escuro Sauron (ambos dados posteriormente a seu sobrinho de-masculinidade-duvidosa Frodo).
A história começa com Gandalf, o Cinzento, convencendo o pacato e respeitado hobbit a participar de uma expedição com um grupo de 13 anões, entre eles Thorin Escudo de Carvalho, à Erebor, a Montanha Solitária. Lá, Bilbo deveria roubar o tesouro do antigo Rei Sob a Montanha, Thror, avô de Thorin, que por sua vez havia sido roubado por Smaug, um feroz dragão. Smaug outrora destruiu o reino de Thror e saqueou seus tesouros, expulsando e matando seu povo.
No decorrer da aventura, Bilbo conhece um mundo que apenas ouvira em histórias. Para um hobbit respeitável como ele, era uma vergonha sair em uma aventura como aquela, porém foi o que aconteceu. Bilbo e sua comitiva escaparam de trolls (com o resgate providecial de Gandalf), dos quais conseguiram grandes tesouros como Ferroada, a espada élfico que eu mencionei acima. Em seguida foram recepcionados em Valfenda, por Elrond. Atravessaram, não sem dificuldades, as Montanhas Sombrias, onde se depararam com hordas de orcs e onde também Bilbo encontrou o Um Anel e conheceu Gollum. O Um se mostraria muito importante nos eventos futuros, como a leitura do livro revela. A expedição passa ainda por muitos perigos, conhecendo aliados, ainda que distantes ou estranhos (como o Senhor das Águias e Beorn) e inimigos (como as Aranhas da Floresta das Trevas e o próprio Smaug).
A história é mais complexa que isso, mas não vou adiantar muita coisa. Lendo esse fabuloso livro, vocês poderão descobrir como 13 anões e um hobbit (sim Gandalf não estava com eles) se livraram (ou não) de um poderoso dragão e recuperaram a Montanha Solitária e como isso os levou a uma guerra. Como exatamente Bilbo conseguiu o Um Anel? Como as ações nesse livro influenciaram os posteriores acontecimentos do fim da Terceira Era da Terra Média? Sauron é citado nesse livro (mesmo com outro nome)? O que Gandalf estava fazendo na maior parte do tempo, enquanto os anões e o hobbit sofria? Por que eu estou fazendo essas perguntas nerds, que ninguém vai entender lhufas? Perguntas que podem ser respondidas (ou não) com a leitura desse livro, que eu recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário