sexta-feira, 12 de março de 2010

Vai começar!!

Olá pessoas!!

Como prometido, vou reservar um espaço para falarmos um pouco sobre um esporte que eu gosto muito, o automobilismo, mais especificamente a categoria mais nobre de todas, a Fórmula 1. Como todos os meu leitores (a quem eu estou enganando, nem minha mãe lê esse blog rsrsrs) sabem, eu sou fã de Fórmula 1 (eu acho que ficou um pouco repetitivo, mas enfim) e vou importuná-los um pouco com esse assunto. Quem não gostar do tema leia mesmo assim rsrsrsrs.

Mudanças
Nesse ano teremos algumas mudanças no regulamento, no que concerne a alterações aerodinâmicas, de chassi e outras. A mais sensível provavelmente é a proibição do reabastecimento. Isso significa que os carros não podem colocar mais gasolina durante a prova (explicando o óbvio rsrs). Essa mudança causa alterações em todo o esquema de táticas das equipes e insere um elemento de aleatoriedade nas provas, afinal o consumo dos carros vai ser muito variável. Algo de bom (a meu ver) que essa mudança acarretará será que o Qualify será mais próximo do ideal. Quem for mais rápido larga em primeiro, agora que todos podem ir ao Q3 com pouco combustível.
Também veremos mudanças na pontuação. Agora, os 10 primeiros colocados irão pontuar, diferentemente do ano anterior, no qual apenas os oito primeiros recebiam pontos. Além disso, o novo sistema privilegia os vencedores, uma vez que os premia com 25 pontos (10 no ano passado) e o segundo com 18 (8). Será que teremos mais disputas pelas primeiras posições? Tenho minhas dúvidas, afinal está cada vez mais raro ver uma ultrapassagem na pista...

Equipes
Teremos 12 equipes esse ano (um avanço, gosto de grids maiores) sendo dessas cinco equipes novas, algumas mais que as outras. Falemos então um pouco de cada uma delas.

I. Vodafone Maclaren Mercedes
A Maclaren parece vir mais forte esse ano que no anterior. Veio bem nos testes da pré-temporada e conta com uma dupla de pilotos forte. O atual campeão do mundo Jenson Button, regular e competente e o igualmente campeão e inglês Lewis Hamilton, rápido, porém muitas vezes inconstante. Será uma disputa interessante entre os dois. Não morro de amores pela Maclaren, mas eles sempre são promesa de boa disputa.

II. Mercedes GP Petronas
A antiga Brawn vem como uma das favoritas, justamente por contar com a estrutura da atual campeã e ter demonstrado ter um carro competitivo. Além disso possui uma boa dupla de pilotos. O primeiro deles é Michael Schumacher, dono do melhor currículo que um piloto de Fórmula 1 pode ter. O Alemão pra mim é uma incógnita. É incontestável um dos maiores pilotos do mundo, provavelmente o mais talentoso piloto vivo. Mas será que tem pique pra competir uma temporada inteira? Quanto a Nico Rosberg, pra mim é mais uma promessa que não deu certo. Ele melhorou bastante ano passado, mas ainda acho que é um piloto de qualify. Vejamos o que ele pode fazer com um carro competitivo.

III. Red Bull Racing
Uma equipe que me supreendeu ano passado, talvez por isso eu goste dela. Tem, uma dupla bem equilibrada, e um bom projeto. Tem tudo pra andar bem, pelo menos nas primeiras provas. Aposto muito neles, principalmente em Sebastian Vettel. O alemão é muito rápido e considerado por muitos como um futuro gênio. Confesso que gosto da pilotagem dele. O cara é jovem (eu sou mais velho que ele!) e ainda está melhorando sua pilotagem. Caso a RBR (Rede Globo mode on) venha forte o ano todo é candidato ao título. Mark Webber se não é um gênio como seu companheiro também não compromete. Ele provavelmente disputas suas últimas (senão a última) temporada e vem ainda forte. Além disso, a de se dar crédito a um cara de 1,84 m que disputa corridas em um espaço minúsculo como o cockpit de um monoposto.

IV. Scuderia Ferrari
Ta aí uma equipe que tem história. Impossível separar Fórmula 1 de Ferrari, para o bem e para o mal. E esse ano a Ferrari promete uma atuação melhor que e a de 2009, veio bem nos testes e parece ter dado a luz a um carro confiável. O que talvez seja inútil se a sua dupla de pilotos não se entrosar bem. Felipe Massa e Fernando Alonso são pilotos rápidos, talvez com certa vantagem do asturiano. Mas engana-se quem pensa que ele vai ter vida fácil na Ferrari, Massa vem e vem forte (tá eu torço pro Massa rsrs). Uma dupla muito forte, talvez a mais forte do grid, esperemos pra ver o que será dela. Em tempo, fui só eu quem achou os tons brancos fantásticos nesse novo carro? Oh carrinho bonito

V. AT&T Williams
Eu gosto da Williams. Tá, um monte de gente diz isso, mas isso não me impede de dizer também. Entretanto, acho que vão novamente ocupar a região intermediária do grid, apesar das orações de quase todos para que eles lutem lá em cima. Rubens Barrichelo é um piloto competente mas está longe de ser um piloto de ponta. Contudo, reza a lenda que é um grande acertador de carros, algo que a equipe não tem a tempos. Se mantiver a boca fechada pode ir bem. Já seu companheiro é uma aposta. Nico Hülkenberg tem um bom currículo (eu aportugueso a palavra mesmo), foi campeão inclusive da A1GP e da GP2. Veremos do que ele é capaz entre os adultos.

VI. Renault F1 Team
Ta aí uma equipe que eu não gosto. Talvez em virtude da aura de escândalo que ela carrega, sei lá. A presença de Robert Kubica na equipe melhora um pouco meu ânimo, mas pra mim é um desperdício ele estar lá. Outro tanque de guerra de mais de 1,80m, o polonês sabe ser rápido, a meu ver, mereceria uma equipe melhor. Vai ser acompanhado pelo russo Vitaly Petrov, que além de ser vice-campeão da GP2 ano passado não conquistou muita coisa. Bem, não precisa fazer muita coisa pra entrar na F1 ultimamente mesmo. Petrov parece ser um piloto relativamente constanstante, pode vingar.

VII.Force India F1 Team
Talvez umas das equipes que mais tenha supreendido no ano passado. Deixou de ser uma equipe fundo de grid para figurar constantemente no meio do pelotão. Vem com o rápido Adrian Sutil e com o mediano Vitantonio Liuzzi. Uma dupla que não empolga, mas que não compromete. A Force India tem tudo pra brigar com pontos esse ano, deve figurar no pelotão do meio. Gosto deles, espero que tenham uma boa temporada.

VIII.Scuderia Toro Rosso
A "Red Bull B" vem morna como sempre. Uma equipe morna, com uma dupla de pilotos morna, para uma temporada morna. Sebastian Buemi e Jaime Alguersuari são pilotos jovens, mas não parecem ter grande potencial, Parecem ser aqueles pilotos que entram e saem da F1 e ninguém se lembra depois. Duvido que me surpreendam. A STR deve superar apenas as novatas.
P.S.: Estav me esquecendo. A maior realização do Alguersuari foi ter se enganado e entrado no espaço da Red Bull em um pit stop ano passado. Já é alguma coisa

IX.Lotus Racing
Equipe nova com nome antigo. A Lotus traz dois pilotos razoáveis (Trulli é um piloto competente, principalmente em treinos e Kovalainen é bom piloto, quem sabe renasça na Lotus - torço pra ele, podem me crucificar agora rsrs). No entanto, vem com um carro nascido do zero e devem compor o que está sendo chamado de Fórmula 1 B, com as outras novatas. Talvez sua dupla de pilotos leve vantagem na experiência e seja importante no desenvolvimento do carro. Veremos.

X.Hispania Racing Team (HRT?)
A última das equipes a apresentar o carro, a Hispania sequer treinou, vai com a a cara e com a coragem. Com a talvez mais fracas das duplas de pilotos, tem tudo para fechar o grid. O indiano Karun Chandhok é um piloto de mediano pra baixo, que a meu ver não deveria sequer chegar a fórmula 1. Já Bruno Senna parace ter apenas algum potencial. Tenho dúvidas quanto a ele, vamos ver como irá se comportar com seu "poderoso" carro. Vamos esperar que o chassi Dallara de uma ajuda a equipe e que ela consiga se desenvolver no decorrer do ano.

XI. Sauber Motorsport
Confesso que ler o nome Sauber me traz boas recordações. Sempre gostei da equipe e fiquei feliz quando ela conseguiu sua vaga. Das "estreantes" deve ser a melhor, superior até mesmo que a STR. Vem com uma dupla no mínimo interessante, a experiência em desenvolvimento de carros de Pedro de la Rosa e a agressividade de Kamui Kobaiashi. Não acho que o espanhol merecesse a vaga, com gente como Heidfeld de fora, mas paciência. Koba mostrou que tem potencial, falta vingar. Eu aposto em um bom ano para Peter Sauber.

XII.Virgin Racing
Pra mim a maior incógnita, pelo menos na primeira prova. Não, não acho que ela vá brigar pela vitória, mas convenhamos, ficar a frente de Lotus e HRT já seria uma vitória para a equipe de Glock e Di Grassi. Falando neles, talvez formem a dupla mais discreta do grid. Não tem uma pilotagem agressiva e primam pelo cuidado ao dirigir. De qualquer forma gosto da dupla, principalmente de Timo Glock. Não sei se o Lucas tem gabarito para superá-lo, se o fizer será para mim uma surpresa. De qualquer forma, se a Virgin (ou Manor ou VR para a globo) superar seus problemas técnicos e vencer as outras novatas já estará lucrando.

Por hoje é isso, se alguém tiver chegado até aqui fiquem com a chamada da Globo para esse ano
saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário