terça-feira, 13 de julho de 2010

Copa do Mundo 2010 - pós-análise I


O maior evento esportivo do planeta (e por que não dizer o maior evento de qualquer natureza) acabou. Agora, nós homens estamos temporariamente orfãos, até que 2014 e a copa cheguem ao Brasil. Eu deveria ter postado uma análise antes da copa mas minha vagabundagem rotina atribulada impediu que eu o fizesse. Para tentar sanar minha falha, vou falar um pouco sobre cada uma das seleções dessa última copa e dizer o que achei e o que eu esperava de cada uma. Pra facilitar vou seguir a ordem dos grupos, começando obviamente pelo grupo A

Africa do Sul
Acho que ninguém esperava muito da África do Sul. O time comandado pelo experiente e vitorioso Carlos Alberto Parreira foi o primeiro país-sede a ser eliminado na primeira fase, mas quem pode culpá-los? O grupo era no papel o mais equilibrado e os sulafricanos os mais fracos, ao menos na teoria. Sou fã do Parreira, gosto da forma com a qual ele monta suas equipes e acho que ele fez um bom trabalho. O empate com o México e a vitória sobre a França foram até certo ponto surpreendentes. O destaque da equipe na minha opinião foi o meia do Kaise Chiefs Siphiwe Tshabalala.

México
Nem dá pra falar muito do México. Fez o que se espera da seleção mexicana, ser coadjuvante. Apesar de ter bons nomes, como Rafa Marquez e Giovani dos Santos, o México continua sendo uma seleção média, aquela que todo mundo simpatiza e eu não vejo perspectivas de melhoras. Nesse sentido a classificação nesse grupo já foi uma vitória, ser eliminada nas oitavas pela Argentina já era esperado.

Uruguai
O que dizer sobre o Uruguai? Não compartilho a surpresa que a maioria das pessoas demonstra quando vê o Uruguai nas semifinais. Minha surpresa é um pouco menor. Esperava que eles se classificassem, muito por causa da raça que os uruguaios sempre tiveram, talvez caíssem nas quartas, mas eles acabaram indo bem longe. Ok, eles pegaram uma chave fácil menos difícil na segunda fase (Coréia do Sul e Gana) mas ainda assim temos que exaltar a superação e garra dos cisplatinos uruguaios. Destaco dois jogadores, Forlán, o melhor da Copa e Suarez, que tem uma grande carreira pela frente (se quiser pode ser goleiro também).

França
Sem nenhuma dúvida a grande decepção do grupo. Não que a França seja uma grande seleção, porém eles tinham potencial para alcançar talvez uma semifinal. Gosto do futebol Francês, um sistema defensivo seguro om um meio campo técnico. A seleção de 98 foi um grande exemplo disso. Contudo a França de 2010 demonstra muito mais seus problemas extra-campo do que seu futebol, e com problemas assim fica muito difícil conseguir resultados. Os jogadores franceses me parecem ser muito vaidosos, e isso é de fato um problema.

Por hoje é só primatas, em breve posto os outros grupos
abraço!

P.S.: Eu iria inserir imagens nesse post, mas o servidor está me boicotando então paciência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário